segunda-feira, junho 05, 2006

464) O FMI está sem dinheiro, acreditem...

Não é sempre que ocorre esse tipo de coisa, mas o mundo é cheio de surpresas. Vejam vocês esta notícia no boletim do FMI de 5 de junho de 2006:

"El FMI ha formado un grupo de prestigiosos expertos independientes que analizará distintas opciones para financiar los costos operativos de la institución. Esos costos se venían cubriendo con los intereses y las comisiones de los préstamos otorgados a los países, cuya reciente y considerable reducción ha provocado una insuficiencia de ingresos y ha obligado a la institución a estudiar otras fuentes de financiamiento."

Ou seja, o FMI vivia da desgraça alheia. Agora que a situação mundial melhorou, que há excesso de liquidez irrigando os mercados financeiros, que os emergentes recebem muitos investimentos diretos, que quase nenhum país tem algum pacote milionário de ajuda, o FMI ficou sem fundos - que eram dados pelas comissões recebidas pelos empréstimos - para pagar sua rica e custosa burocracia.
Pois eu recomendo um programa de ajuste para o FMI, com redução de salários, aumento da tarifa do restaurante (subsidiado, of course), venda de ativos, terceirização de atividades e privatização de vários serviços internos (edição de publicações, por exemplo).
Também começaria por fazer terceirização da assessoria econômica, contratando economistas mais baratos na Índia e em outros países -- não, por favor, da Unicamp, não -- e talvez até algum off-shoring de certas funções diretivas, quem sabe até do próprio diretor-geral. Em lugar de pagar 300 mil dólares anuais para Rodrigo Rato, que tal fazer uma concorrência e ver qual economista se disporia a trabalhar por no máximo 100 mil dólares (sem seguro saúde ou férias remuneradas, claro)? Ele nem precisaria trabalhar em Washington, podendo se corresponder com seus subordinados por e-mail...
Ajuste fiscal no FMI!

2 Comments:

Blogger luizgusmao said...

hahah... e o feitiço se voltou contra o feiticeiro! =D

terça-feira, junho 06, 2006 5:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

a história é boa, mas antiga. surgiu em janeiro e foi amplo tema de debate na reunião da Primavera.

cd.

terça-feira, junho 06, 2006 5:31:00 PM  

Postar um comentário

<< Home