quarta-feira, abril 05, 2006

337) Fazendo girar para trás a roda da história...

Com o perdão do "Manifesto do Partido Comunista" e seus autores, Karl Marx e Friedrich Engels, mas foi nisso que pensei ao ler esta edificante "notícia"

"Brasília organiza movimento pela reestatização da Vale do Rio Doce

Parlamentares e entidades sindicais do Distrito Federal se reúnem amanhã, às 10 h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para organizar o comitê de Brasília para defender a reestatização da Vale do Rio Doce.

A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público e pela Reestatização da Vale do Rio Doce, é uma parceria com as deputadas distritais Arlete Sampaio e Erika Kokay, e o deputado Chico Leite do PT do Distrito Federal. E ainda de lideranças sindicais e de entidades representativas da sociedade civil.

O movimento vem se organizando em vários estados com base na decisão do Tribunal Regional de Brasília que determinou que a Justiça do Pará dê prosseguimento ao julgamento de cerca de 100 ações populares que questionam a venda da ex-estatal em 1997, dentro do Programa Nacional de Desestatização (PND), realizado durante o governo FHC e que resultou na venda de diversas empresas estatais.

A Justiça do Pará extinguiu todas as ações que questionaram a venda da maior produtora de minério de ferro do planeta sob o argumento de que os efeitos da reversão do processo de privatização seriam mais danosos à União e à própria empresa do que a manutenção da validade do processo. As ações questionam desde a inserção da empresa no PND, alegando que a empresa não gerava lucro e onerava a União, até os mecanismos utilizados para a avaliação da empresa, que omitiu o seu patrimônio físico e todo o potencial mineral da empresa, além do conhecimento técnico-científico acumulado em mais de trinta anos de pesquisa em mineração.

O evento vai contar com a presença da deputada Dra. Clair (PT-PR), uma das autoras das ações populares contra a privatização da Vale do Rio Doce e articuladora do movimento que já conta com comitês no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Espírito Santo."

PS: É o que se chama de "causa avançada"...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

segunda-feira, julho 03, 2006 8:54:00 AM  

Postar um comentário

<< Home