terça-feira, junho 06, 2006

467) De volta aos velhos temas: pesquisa em política externa

Pesquisas em política externa brasileira
06/06/2006

Agência FAPESP - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de lançar um edital para apoiar projetos de pesquisa no âmbito do Programa Renato Archer de Apoio à Pesquisa em Relações Internacionais.
A iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores. O edital disponibiliza um total de R$ 4 milhões para financiar as propostas aprovadas. Os recursos são provenientes dos fundos setoriais de Infra-Estrutura e Verde-Amarelo.
Segundo o CNPq, o Programa Renato Archer pretende criar um mecanismo inovador de incentivo à pesquisa em relações internacionais que apóie a constituição de redes cooperativas de pesquisa em torno de temas considerados prioritários para a política externa brasileira.
Os temas prioritários listados no edital são: paz e segurança internacional; estudos sobre pólos de poder; América do Sul; desenvolvimento, ciência e inovação tecnológica; e normatividade e governança internacional. As propostas apresentadas deverão contemplar uma ou mais dessas cinco áreas temáticas.
Os projetos deverão ser submetidos por pesquisadores vinculados a cursos de pós-graduação stricto sensu em relações internacionais, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As redes cooperativas de pesquisa, no entanto, poderão ser formadas com a participação de pesquisadores atuantes em outras áreas do conhecimento.
As propostas deverão ser submetidas ao CNPq até às 18h do dia 14 de agosto de 2006, exclusivamente pela internet. O formulário de propostas eletrônico estará disponível, a partir do dia 14 de junho, na página http://efomento.cnpq.br/efomento.
O resultado será divulgado no Diário Oficial da União em 11 de setembro e o início da contratação dos projetos aprovados está previsto para o dia 26 do mesmo mês.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vou procurar me informar sobre esse esquema... Aliás, Paulo, é verdade que você participará de um evento na Unesp-Franca, no segundo semestre?

quarta-feira, junho 07, 2006 5:37:00 AM  

Postar um comentário

<< Home