quinta-feira, junho 15, 2006

478) Cada um no seu lugar...

Por que a Igreja não deixa, simplesmente, os cientistas fazerem o seu trabalho de descobridores, de pesquisadores do desconhecido?

Agência Estado: 15 de junho de 2006 - 13:25

Hawking: João Paulo II era contra estudo da origem do Universo
João Paulo II teria dito: "É OK estudar o Universo e quando ele começou. Mas não deveríamos questionar o início em si"

HONG KONG - O famoso astrofísico Stephen Hawking disse que o falecido papa João Paulo II pediu que os cientistas evitassem estudar o início do Universo, porque este era o trabalho de Deus. O cientista, autor do best-seller Uma Breve História do Tempo, disse que o papa teria feito esses comentários durante uma conferência sobre cosmologia no Vaticano.

Hawking, que não precisou a data do encontro, declarou que João Paulo II teria dito: "É OK estudar o Universo e quando ele começou. Mas não deveríamos questionar o início em si, porque este foi o momento da criação e o trabalho de Deus". Ao descrever a declaração do papa, durante uma palestra em Hong Kong, Hawking brincou: "Fiquei feliz por ele não ter percebido que eu havia apresentado um artigo na conferência sugerindo como o Universo começou. Não gosto da idéia de ser entregue à Inquisição, como Galileu".

A Igreja Católica condenou Galileu Galilei, no século 17, por defender publicamente a teoria de que a Terra girava em torno do Sol. Em 1992, João Paulo II emitiu declaração afirmando que a condenação de Galileu havia sido um erro, causado por "incompreensão mútua".

João Paulo II insistia que ciência e religião poderiam coexistir. Em 1996, em mensagem à Pontifícia Academia de Ciências, ele declarou que a teoria da evolução seria sólida enquanto levasse em conta que a criação é trabalho de Deus.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Justificável a preocupação do falecido Papa. Afinal, tinha que zelar pelo dogma. E, no fundo, talvez intuísse que lá no princípio não há nada... (Será o fim do dogma).

Abração

quinta-feira, junho 15, 2006 10:52:00 PM  

Postar um comentário

<< Home