terça-feira, junho 13, 2006

475) Copas pacas...

Agora que a Copa do Mundo começou verdadeiramente para o Brasil, com a magra vitória de 1 a 0 sobre a seleção da Croácia -- cujo uniforme me lembra algo do Carnaval de Veneza --, posso externar minha impressão sobre esse grandioso exercício que mobiliza centenas de milhões de pessoas around the world.
Apenas a opinião de um brasileiro, submergido por um tsunami de materiais de leitura nos jornais diários, várias horas de audição em todas as rádios possíveis e de alguma visão direta (só alguns jogos) nos mais diversos canais de televisão.

Minha declaração:
-- O duro mesmo, não é ter de ficar roendo as unhas e assistir angustiado a lances favoráveis ou perigosos para o famoso escrete canarinho, o duro é ter de ouvir, ler e assistir a tantos comentários banais, anódinos ou virtualmente insuportáveis de tantos comentaristas de futebol, todas as categorias reunidas (ex-craques, cronistas profissionais e livre-atiradores amadores e caronas habituais).

Para não dizerem que eu sou um chato, incapaz de me comover com o espetáculo do nobre esporte bretão, deixo aqui registrada minha única paixão futebolística, perdida nas brumas da infância quando eu, aparentemente, torcia pela Portuguesa de Desportos.

Hino da Portuguesa de Desportos:

Vamos à luta, ó campeões
Hão de vibrar os nossos corações
Na tua glória, toda certeza
Que tu és grande, ó Portuguesa

Vamos à luta, ó campeões
Há de brilhar a cruz dos teus brasões
E tua bandeira verde-encarnada
Que é a luz de tua jornada

Vitória é a certeza da tua força e tradição
Em campo, a Portuguesa
Prá nós és sempre um time campeão

(Não é cafona?)