sábado, abril 22, 2006

372) Mercosul em marcha...

Agencia EFE, 21 de abril de 2006 - 10:11

Chávez deixa Brasil após encontro com Lula
Entre os assuntos discutidos pelos dois presidentes, estavam os relativos à uma "nova integração" sul-americana

BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou nesta sexta-feira o Brasil com destino a Caracas após a reunião de três horas e meia que teve em na capital, Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os assuntos discutidos estavam os relativos à uma "nova integração" sul-americana.
Chávez foi recebido por Lula no Palácio da Alvorada, aonde chegou procedente de Curitiba, em companhia de seu ministro das Relações Exteriores, Alí Rodríguez.
O presidente venezuelano reafirmou em Curitiba que seu país começou a se desvincular da Comunidade Andina de Nações pois a considera um modelo de integração "fracassado" e oposto ao que ele promove, baseado no social e político mais que no comercial.
Mercosul
Segundo Chávez, a Venezuela agora apostará no Mercosul, embora considere que esse bloco - integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai como membros plenos - também deva ser "reformulado".
Segundo fontes do governo venezuelano, os assuntos tratados por Lula e Chávez serão revisados novamente em reunião que ambos terão em São Paulo juntamente do presidente da Argentina, Néstor Kirchner.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Professor,

Se for membro pleno, a Venezuela vai sentar, junto com os países fundadores, nas mesas de negociação do Mercosul com outros blocos. eu me pergunto: isso não vai atrapalhar demais?

sábado, abril 22, 2006 3:59:00 PM  
Blogger Paulo Roberto de Almeida said...

Membros plenos têm o direito de participar do processo decisório. Este processo, no caso do Mercosul, se dá por consenso. Daí que qualquer país pode obstaculizar qualquer decisão que todos os demais membros queiram tomar. Ou seja, o mais provavel é que, antes de haver confusão externamente, a confusão interna se estabeleça e todo o processo se torne muito lento. Ocorrerá também que, a cada vez, a Venezuela assumirá a "voceria" do Mercosul, o que pode ser uma tribuna a mais para líderes falantes...

sábado, abril 22, 2006 8:33:00 PM  

Postar um comentário

<< Home