quinta-feira, maio 18, 2006

428) Um brasilianista retribui para suas fontes...

Apenas transcrevendo, mas ao mesmo tempo prestando uma modesta homenagem a um dos brasilianistas mais prolíficos de sua geração.
Do Diário do Nordeste, 17 de maio de 2006:

Brazilianista doa arquivos sobre Padre Cícero que usou para escrever "Milagre em Joaseiro"
Universidade da Flórida doa acervo de Ralph Della Cavapara a Urca

17 latas contendo centenas de metros de microfilmes, pertencentes à Biblioteca Latino-Americana da Universidade da Flórida, EUA, serão doadas à Universidade Regional do Cariri (Urca), para compor o acervo da futura Biblioteca Caririana, a ser implantada na Urca.

Os microfilmes contêm todos os arquivos pesquisados e fotografados pelo historiador norte-americano Ralph Della Cava, no início dos anos 60 do século passado, com o objetivo de escrever o livro "Milagre em Joaseiro", onde analisa a história política de um movimento religioso popular que floresceu, entre 1889 e 1934, em Juazeiro do Norte, e teve reflexo em todo o Nordeste brasileiro.

Ralph Della Cava pesquisou, fotografou e, posteriormente, microfilmou os arquivos da Diocese de Crato e do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte.

Publicado inicialmente nos EUA, o livro "Milagre em Joaseiro" passou a ser uma referência entre os estudiosos do fenômeno ocorrido com a beata Maria de Araújo.

Esta, ao comungar com o Padre Cícero, via a hóstia transformar-se em sangue. Por conta desse fenômeno, o sacerdote foi punido pelas autoridades da Igreja Católica, mas passou a ser aclamado pelas massas sertanejas como um santo injustiçado e protetor dos pequenos e humildes.

Os rolos de microfilmes que serão entregues para guarda da Universidade Regional do Cariri é o cumprimento de uma promessa feita pelo próprio Ralph Della Cava, em julho de 2004, perante 800 participantes do 3º Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero.

Para tanto, o diretor da Biblioteca Latino-Americana da Universidade da Flórida, Paulo Losch, virá a Crato no início do próximo mês de junho, trazendo o acervo que será entregue ao reitor André Herzog.

A Urca construirá, em breve, mais dois pavimentos no local da Biblioteca Central do Campus do Pimenta I, no bloco onde funcionou a antiga Faculdade de Filosofia do Crato.

Um dos pavimentos será destinado à Biblioteca Caririana, que pretende ser o maior acervo nacional e internacional sobre a Região do Cariri e a Chapada do Araripe, nos vários âmbitos do conhecimento humano.

Pesquisadores comemoram decisão

"Quem sou eu para opinar sobre algo tão importante?". A indagação da psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti é em resposta à pergunta sobre a decisão do historiador norteamericano, Ralph Della Cava, em doar o acervo que reuniu durante as pesquisas feitas na região do Cariri, que culminaram com o lançamento do livro "Milagre em Joaseiro".

Ela se derrama em elogios em torno da obra e lembra que, quando veio pela primeira vez ao Juazeiro, há 23 anos, um dos primeiros contatos sobre a história da cidade e do Padre Cícero foi neste livro.

"É uma verdadeira maravilha em termos de narração dos fatos e sua localização no tempo e no espaço", define a professora universitária das Faculdades de Medicina de Juazeiro e Leão Sampaio.

Para ela, até hoje ninguém conseguiu superar a obra de Ralph Della Cava, que se preocupou em fazer menções em torno de onde retirou cada informação colhida.

O primeiro contato da psicóloga com o pesquisador foi via e-mail por ocasião dos preparativos relacionados com o III Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. A partir daí, uma série de correspondências eletrônicas ocorreram.

O professor universitário, Daniel Wálker de Almeida Marques, tem a mesma opinião da psicóloga em relação à obra.

Ele acrescenta que, nesse contexto, tudo que o leitor procurar em relação aos fatos vai encontrar no livro de Ralph Della Cava.

Muitos que escreveram sobre o Padre Cícero tomaram o "Milagre em Joaseiro" como um referencial e jamais foram contestadas datas e fatos ali inseridos. "É um livro completo", resume.

Sobre a doação do acervo, Daniel disse que preferia se inteirar melhor para poder opinar em relação ao assunto. Comentou apenas ser uma decisão correta e que esse material deveria estar mesmo no Cariri.

Ele destacou ainda a recente participação de Ralph Della Cava no último Simpósio Internacional promovido em julho de 2004 no Juazeiro. Para Daniel, são eventos importantes que vêm contribuir com os estudos em torno do tema.
(Diário do Nordeste, 17/5)